Proteção

Vacinação cresce em importância

Na região devem ser imunizadas cerca de 350 mil pessoas contra a gripe a partir da próxima segunda

Infocenter -

Começa na próxima segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a gripe em todo o Brasil. A ação foi antecipada em função do novo coronavírus (Covid-19), que também impõe medidas para evitar aglomerações. Na região coberta pela 3ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), a previsão é imunizar cerca de 350 mil pessoas. Para o Brasil inteiro, o Instituto Butantan produziu 75 milhões de doses da vacina, que previne para os três tipos de Influenzas mais recorrentes em 2019. Em Pelotas, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão a vacinação.

O primeiro grupo a ser vacinado inclui idosos e profissionais da Saúde. Até o dia dia 15 de abril, devem ser imunizados na Região Sul cerca de 160 mil pessoas. A orientação da 3ª CRS dada aos municípios é para descentralizar a oferta da vacina e, se possível, incluir até equipes volantes que atendam as pessoas em casa, uma vez que os idosos são o principal grupo de risco para o coronavírus.

“A nossa orientação é para abrirem mais opções de vacinação e em lugares mais próximos da população”, indicou Caroline Hoffmann, coordenadora regional. Uma reunião que ocorreria ontem na sede da CRS foi cancelada, para evitar a concentração de pessoas. Para orientar as equipes dos municípios, as informações serão repassadas por vídeo. Na região, são cerca de 129 mil idosos e 30 mil profissionais da Saúde, conforme dados da 3ª CRS.

A campanha em Pelotas
Faltando poucos dias para o início da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda vive um clima de indecisão sobre medidas para evitar o acúmulo de pessoas em filas de espera. Questionada sobre quais medidas serão adotadas para evitar aglomerações, principalmente no caso de idosos, a secretária Roberta Paganani respondeu que ainda estão planejando locais exclusivos para o grupo. Como forma de evitar filas, a gestora informou que todas as unidades farão a vacina, como é de praxe em todos os anos de campanha.

Equipes volantes atenderão apenas acamados e residentes em Institutos de Longa Permanência de Idosos (ILPI), também conhecidos como casas geriátricas. Os locais exclusivos para vacinação de idosos ainda não estão definidos. Os horários de atendimentos nas UBS permanecem os mesmos: das 8h às 17h, com intervalo no meio-dia.

É para a gripe comum
É importante destacar que a imunização é para a gripe comum. Inicialmente marcada para abril, a campanha foi antecipada para auxiliar profissionais da Saúde a descartarem Influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus, que ainda não dispõe de vacina. “As Influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde”, declarou o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Datas e grupos
Entre 23/3 e 15/4
Idosos e funcionários da área da Saúde

Entre 16/4 e 9/5
Professores de escolas públicas e privadas, profissionais da segurança e salvamentos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Entre 9/5 e 23/5
Crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos, população carcerária, servidores do sistema prisional, adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Shopping Pelotas reduz horários Anterior

Shopping Pelotas reduz horários

Rio de Janeiro confirma primeira morte por coronavírus Próximo

Rio de Janeiro confirma primeira morte por coronavírus

Deixe seu comentário